Fonte da imagem: Canva

A reciclagem pode acontecer de diversas formas, dependendo sempre do tipo de material que está sendo reciclado. Mas você sabia que existe uma diferença entre “reciclado” e “reciclável”? Um material já reciclado foi coletado, modificado e se tornou um novo item. Ou seja, é um produto que foi de fato reciclado. Já o material reciclável, pode ainda ser coletado e modificado para assim, se tornar um novo item. Portanto, é um produto que tem potencial para ser reciclado, mas ainda não passou pelo processo de reciclagem.

Dentro dos 4 Rs (Repense, Reduza, Reutilize e Recicle), a reciclagem é só uma das formas de consumir de forma mais consciente. Mas antes de mostrar quais materiais podem ser reciclados, saiba mais sobre os 4 Rs:

Repense: Você realmente está precisando comprar um novo produto? Será que não existe a possibilidade de pegar emprestado, trocar ou usar o que você já tem? Mesmo que precise de uma atualização ou conserto, talvez seja uma alternativa melhor do que adquirir algo novo, então pense sobre isso com calma. Evitar impulsos ou se deixar levar por propagandas é sempre a melhor opção. Valorize o que de fato é essencial. E, se for comprar, questione se a marca escolhida está alinhada com o cuidado do meio ambiente.

Reduza: É sempre bom evitar o excesso e por consequência, o desperdício. Vale para comidas e para todo tipo de material. Planejando suas compras, é possível reduzir o consumo de modo consciente. Portanto, se possível, considere diminuir o uso de itens descartáveis, evitar fazer impressões demais, preferindo usar produtos com embalagens reutilizáveis e usar produtos até o fim de sua vida útil.

Reutilize: Se possível, dê novas funções para materiais e embalagens que estão paradas antes de pensar no descarte. Use a sua criatividade: potes de vidro podem servir para armazenar objetos pequenos, garrafas PET podem virar brinquedos para crianças, aquela toalha velha pode virar um útil pano de chão. E lembre-se que um objeto que você não precisa mais pode ser útil para outra pessoa.

Recicle: Só depois de testar, tentar e pensar nesses outros três Rs é que podemos planejar o descarte adequado de materiais e objetos para viabilizar a reciclagem do que é possível. Sacolas, isopor e embalagens PET são só alguns exemplos de materiais que podem ser reciclados. (Abaixo, você encontrará uma imagem completa para sempre consultar na hora de reciclar.)

É preciso ressaltar que vale refletir e tentar entender melhor com qual material você está lidando, e que nem sempre vai conseguir lembrar ou saber quais materiais aparecem na tabela. Mas o que importa é repensar, discutir com outras pessoas e procurar sempre destinar da melhor forma. E caso tenha dúvidas, basta buscar informação ou ajuda de alguém (inclusive para aqueles materiais especiais que precisam de descarte específico, como medicamentos, lâmpadas e pilhas). Para saber os postos de coleta mais próximos da sua casa, consulte a ferramenta da eCycle.

E para conhecer os materiais que podem ou não ser reciclados, consulte a tabela que elaboramos com base no site eCycle: Fonte: eCycle


Para saber mais sobre esses assuntos, acesse:

Plano de aula: 4Rs

Plano de Aula: Decomposição dos Resíduos

Vídeo Avaliação do Ciclo de Vida


Fontes das informações:

Como separar os resíduos para a reciclagem

Recicle suas ideias: gere menos resíduos e descarte-os de forma adequada

Os resíduos no seu dia a dia

eCycle


Texto e design: Gabriela Malara
Revisão: Gabriela D'Amaral
Colaboração: Bruno Yamanaka

13/08/2025

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012